O Yoga Terapêutico Tibetano, Lu Jong, é uma prática de movimentos corporais inteligentes que promove o alinhamento entre corpo, mente e espírito, gerando bem estar e saúde através da renovação da energia e respiração.
A prática milenar tibetana é uma série de movimentos simples que desenvolvem saúde em nível mental, físico e energético. Além da capacidade de desenvolvimento da mente e a liberação das emoções ruins, a prática aumenta a imunidade e melhora o sono.
O que significa Lu Jong?
Traduzido do tibetano; Lu significa corpo e Jong, treino ou transformação. A prática tibetana é um tipo diferente de yoga que usa movimentos contínuos, e respiração, para melhorar a circulação da energia dentro do corpo. Através da prática regular destes movimentos, é possível abrir os canais energéticos do corpo (os chakras). Portanto, aumenta o nível de consciência, desenvolve a atenção plena (mindfulness) e estabelece o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
Os benefícios da prática tibetana
Em primeiro lugar, o Yoga Terapêutico tem o objetivo de melhorar a saúde. Para isso, utiliza o corpo físico como instrumento de transformação da mente. Ou seja, ao movimentar o corpo (que é matéria e visível) é possível transformar a mente (que é invisível), facilitando o processo de despertar da consciência. Em segundo lugar, os movimentos massageiam a coluna vertebral, de dentro para fora, liberando as emoções negativas.
A medicina tibetana tradicional diz que toda doença é consequência do desequilíbrio dos cinco elementos e das substâncias vitais (humores). Contudo, a prática do Yoga Lu Jong abre os canais energéticos e isso faz com que a energia flua corretamente dentro do corpo.
A prática atua com atenção especial na coluna vertebral (o centro energético do corpo humano). Dessa maneira, ajuda a aumentar o espaço entre as vértebras que, por consequência, aumenta a saúde na coluna, a flexibilidade e liberta os bloqueios emocionais.
Qual é a origem do Lu Jong?
A prática nasceu no Tibete e tem quase oito mil anos de tradição. Chegou ao ocidente (na Europa) através do Lama tibetano: Tulku Lobsang. Atualmente, a forma que o Lu Jong Yoga está sendo compartilhado no ocidente está intimamente conectada ao Lama tibetano. Desde muito jovem, estudou com vários mestres no Tibete e aprendeu diferentes linhagens desses movimentos terapêuticos.
O convívio com os ocidentais mostrou a ele que existia uma grande diferença entre os corpos dos ocidentais e dos orientais. Dessa maneira, Tulku Lobsang viu a necessidade de ensinar os movimentos com modificações sutis na execução. Dessa forma o Lu Jong se tornou mais efetivo no corpo pouco preparado dos ocidentais. O resultado é uma prática de simples execução e extremamente profunda.
Em conclusão, o Lu Jong pode ser praticado por pessoas de todas as idades e capacidades, e os benefícios são sentidos de forma imediata.