O Yoga Tibetano de Cura do Lama Tulku Lobsang é considerado uma meditação em movimento e também o Yoga da FELICIDADE e do AMOR por despertar essas vibrações.

O Lu Jong é uma prática de movimentos corporais, com raízes na medicina Tibetana, que promove o bem-estar e a cura a nível físico, mental e energético – há mais de 8 mil anos no oriente. Com atenção especial na coluna vertebral, o centro energético do corpo humano, o Lu Jong ajuda a ganhar espaço entre as vértebras, libertando os bloqueios emocionais. A prática regular nutri as articulações (que trabalham os bloqueios energéticos) desbloqueando os chakras e evitando que tais bloqueios se acumulem e manifestem em forma de doenças. A prática usa a respiração com os movimentos simples e fluidos, para desenvolver a calma interior e equilíbrio mental e emocional.

Ao praticar Lu Jong regularmente, nos conectamos com a natureza e os ciclos naturais, ativamos a energia interna e facilitamos o processo curativo, pois quando permitimos que essa energia circule de maneira apropriada nos nossos canais internos (canais de energia) ativamos o autoconhecimento e um alto nível de auto responsabilidade perante nosso corpo e mente, nossas escolhas, nossos hábitos e até mesmo relacionamentos.

O Lu Jong atua em 4 pilares fundamentais:

  • Atenção especial na Coluna Vertebral:

A medicina tibetana considera a coluna vertebral o reservatório de energia do Corpo Humano. Ou seja, a coluna é como uma bateria que armazena e conecta a energia, com todas as partes do corpo. Uma perturbação física, energética ou mental é refletida na coluna de maneira consciente ou inconsciente. 

A coluna liga os canais do corpo, os nervos, os órgãos e os membros. Antes da manifestação de uma doença no corpo físico acontecer, o ponto correspondente ao ponto de doença, na coluna, já apresenta o bloqueio energético. 

  • Combinação de Forma, Movimento e Respiração Simultânea:

A maneira como o Lu Jong Yoga é praticado potencializa os benefícios das práticas de yoga e meditação. Isso acontece, pois a movimentação do corpo com a respiração simultânea, fazem uma massagem interna que desbloqueia os pontos de energia da coluna e libera as tensões que se acumulam e geram doenças, no longo prazo. Além disso, essa maneira de praticar equilibra a energia masculina e feminina (energia yin e yang):

A maneira como o Lu Jong Yoga é praticado potencializa os benefícios das práticas de yoga e meditação. Isso acontece, pois a movimentação do corpo com a respiração simultânea, fazem uma massagem interna que desbloqueia os pontos de energia da coluna e libera as tensões que se acumulam e geram doenças, no longo prazo. Além disso, essa maneira de praticar equilibra a energia masculina e feminina (energia yin e yang):

  • Abertura dos Chakras e Canais do Corpo:

A medicina tibetana diz que o corpo humano é composto por 72 mil canais. Tudo que permite o fluxo de algo em seu interior é considerado um canal: sangue, linfa, pensamento, vento ou consciência. Os canais podem ser físicos ou energéticos e é através desses canais que o corpo está totalmente conectado. Os canais formam uma rede (teia) luminescente que permite a conexão de todo o corpo.

Ao longo da vida os canais se quebram, torcem, ressecam e isso resulta em uma queda de energia vital e maior susceptibilidade à doenças e problemas emocionais. O Lu Jong abre os chakras e os bloqueios dentro desses canais, impactando positivamente na saúde do praticante.

  • Transformação dos Elementos em estado Puro

Os elementos são os alicerces de todos os fenômenos existentes no mundo. Na medicina tibetana os elementos são os arquétipos (padrão de comportamento) da energia  vital. Os cinco elementos representam todas as coisas tanto no mundo material (no exterior e no corpo físico) quanto no mundo subjetivo (na mente). 

Como a medicina tibetana é uma forma diferente de sistema médico, os elementos se aproximam do que conhecemos como: hormônios. Isso significa que o excesso de um (ou mais) elementos, ou a falta deles vai impactar diretamente e rapidamente na saúde de uma pessoa. Com elementos internos equilibrados, os sistemas vitais do corpo humano funcionam sem problemas e apresentam saúde. Já quando os elementos são purificados (através da prática do Lu Jong), a saúde se dá não só no corpo físico, mas também na mente, tornando-a mais clara e limpa de emoções negativas.

@raissa.perona
Acesse meu instagram para conhecer mais sobre o yoga terapêutico tibetano!